cgraupner

cgraupner

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pinhão

          Como alguns já sabem, acabo de retornar de uma viagem ao Sul do país. Estamos no mês de maio, época em que começa o frio por lá, época onde os sulistas consomem em maior freqüência os mais saborosos e tradicionais pratos típicos da região. E também em Brasília, o mês que antecede a Expotchê há 18 anos.
Aproveitando tudo isso esse mês quero falar muito sobre o Sul e suas deliciosa culinária.
          Pra começar, vou falar de um alimento que eu particularmente adoro e que citei recentemente no Brasília de Dólmã, o pinhão, alimento que tem seu consumo humano permitido nessa época do ano.
Esse ano acontece a 22º edição da Festa Nacional do pinhão em Santa Catarina, que dura do meio do mês de maio até o começo de junho.
          Por tantos motivos esse mês teremos muitas receitas de pinhão e de outros pratos do sul por aqui.


O pinhão é um ingrediente quase exclusivo do sul do país, onde há presença de uma vasta vegetação de Araucárias, árvores de destacada importância cultural, econômica e ambiental, tendo pequena incidência também em alguns estados da região sudeste.
O pinhão é uma semente que se forma dentro de uma pinha, nos meses de maio e junho as pinhas estouram ao sol do meio-dia possivelmente como reflexo da dilatação após a manhã fria. Com o estouro esses pinhões espalham-se num raio de aproximadamente 50 metros a partir da planta mãe. Porém, essa não é a única forma de disseminação do pinhão, durante muito tempo a gralha azul foi apontada como personagem principal na disseminação de sementes, isso porque durante o outono, quando as Araucárias frutificam, bandos de gralhas estocam os pinhões para deles se alimentar posteriormente, nesse processo as gralhas azuis encravam os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, locais próprios para a formação de novas árvores.
Sabe-se hoje porém, que esses animais não são os principais responsáveis, já que a maior parte da alimentação das gralhas azuis são insetos, e que na verdade são os pequenos roedores terrestres os principais vetores.



Gralha Azul

Embora no passado o pinhão tenha feito parte da alimentação freqüente dos índios Guarani, a coleta para o consumo humano não é recomendada e é até coibida em algumas épocas e locais. Isto porque os animais silvestres necessitam do pinhão como suplemento alimentar, para enfrentar o inverno. O grande consumo humano poderia portanto prejudicar a perpetuação dessas espécies animais, assim como da própria Araucária.
Por seu gosto característico, o pinhão é muito apreciado na culinária local das regiões onde ocorrem focos de Araucária. Em Santa Catarina o pinhão é talvez a comida mais típica do estado, sendo consumido assado ou cozido de diversas maneiras. Já no Paraná, cujo pinhão é símbolo do estado, o pinhão é usado em várias sobremesas, como doces de pinhão.

O pinhão e tornou um alimento tão apreciado e valorizado na região sul do país, que existem diversos festivais culinários que se realizam em cidades onde há a ocorrência da Araucária. O mais famoso deles é o que acontece em Lages, na serra catarinense, todo mês de maio. A Festa Nacional do Pinhão que atrai turistas de todo o Brasil, é organizada pela prefeitura do município com o apoio do governo do estado e empresas que fazem publicidade durante a festa. São oferecidos pratos típicos todos feitos a base de pinhão. Os mais famosos são o Entrevero, a Paçoca de pinhão e os tradicionais pastéis de pinhão.

Chef Carol Graupner.


Um comentário:

  1. Parabéns pela bela divulgação de sua terra Natal!
    O frioooo estará fazendo parte do cenário, mas nosso povo calorosamente estará aqui esperando todos vocês.
    Adorei saber que és uma CHEF, parabéns pela brilhante escolha, e pedimos humildemente que venha até aqui nos presentear com seus saborosos pratos.
    Carinhosamente,

    ResponderExcluir